buscape

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Cuidados com a pele devem ser intensificados nos dias mais quentes

Com a chegada do verão, é natural passar mais tempo ao ar livre, vestir roupas mais leves e deixar os braços e pernas de fora. Mas, alguns cuidados devem ser observados para manter a pele saudável e sem riscos de queimaduras e doenças provocadas pelo sol.

Segundo o dermatologista do Hospital das Nações, Juliano Schmitt, durante o período de calor, os índices diários de raios ultravioletas são mais fortes e podem aumentar o risco de câncer de pele, além de agravar doenças fotossensíveis, como o Lúpus Eritematoso, e desencadear alergias à luz solar. Crianças e adultos com a pele mais clara devem ficar atentos aos horários mais quentes do dia e evitar tomar sol entre 10h e 15h. “A proteção deve ser intensificada nessa época do ano. Em condições de exposição extrema, como praia ou piscina, é necessário o uso de filtro solar com fator acima de 45, que deve ser reaplicado com frequência”, orienta.

Os cuidados devem começar desde a infância, pois 75% da radiação solar recebida durante a vida ocorre nos primeiros 20 anos, mas os efeitos só se manifestam com o passar do tempo e geralmente as lesões começam a aparecer a partir dos 40 anos. 

A alimentação também tem influências diretas sobre o cuidado com a pele. Frutas cítricas como limão e laranja, ou frutos não maduros, como o morango e o figo devem ser consumidos longe do sol, pois substâncias presentes na casca em contato com a pele podem causar irritações, manchas e até queimaduras de segundo grau.

A preocupação com a alimentação deve ser constante durante os dias mais quentes. A ingestão de pratos mais leves, como saladas e carnes grelhadas e de líquidos, principalmente durante a atividade física, deve ser frequente. “O período é convidativo para o aumento do consumo de frutas frescas, que tem importantes efeitos antioxidantes e ajudam a combater o envelhecimento precoce da pele”, completa o dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário