buscape

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

GUIA PARA TRATAR AS QUEIMADURAS DE PELE - Queimadura o que fazer ?




Queimadura medicoprimeiro passo a ser tomado é: saber se é necessário consultar um médico ou não: identificar se trata-se do ponto a ou b:
a. Se a queimadura for de primeiro ou segundo grau, se estiver localizada em uma superfície de pele com tamanho superior ao tamanho de uma mão, se ela estiver localizada na região das articulações, se ela ocorrer em recém-nascidos ou crianças pequenas, se os olhos ou a boca forem afetados; se ela for de terceiro grau ou se todas essas situações ocorrerem simultânemanente será necessário consultar um médico (ele irá efetuar os cuidados necessários e lhe explicará os procedimentos a serem seguidos).
b. Se a queimadura for de primeiro ou segundo grau sem as limitações enunciadas no tópico a. , você pode se tratar sozinho (automedicação) e passar para o ponto 2.
2.
queimadura o que fazersegundo passo é resfriar a queimadura o mais rápido possível com águafria em uma temperatura de cerca de 15°C durante 15 a 20 minutos. É melhor resfriar a região por mais do que menos tempo pois a água fria permite resfriar até mesmo os tecidos internos. De fato, freqüentemente em caso de queimaduras, o interior continua queimando, por isso é intessante e necessário aplicar água fria a morna (cerca de 15°C).
3.
terceiro passo é utilizar medicamentos e aplicá-los corretamente: Limpe a queimadura com soro fisiológico ou sabonete antisséptico e desinfete, por exemplo, com hipoclorito de sódio ou clorexidina em forma diluída e depois seque a queimadura tampando bem o ferimento.
- Por fim, aplique sobre a queimadura um tópico protetor e cicatrizante como o creme à base de sulfadiazina de prata ou de clorocresol e cubra com um curativo estéril (gaze,...) que não adere ao ferimento. É aconselhado renovar o curativo a cada dois dias.
Em caso de dor relacionada à queimadura, é possível tomar um antálgico para apaziguá-la, como um medicamento antálgico à base de ácido acetilsalicílico, de paracetamol ou ainda de ibuprofèno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário