buscape

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

cães com queimaduras solares


Se o seu cão gosta de se expor ao sol, você precisa se assegurar de que ele não tome sol em excesso. Cães são suscetíveis à queimadura solar, especialmente em áreas de pele mais fina, como as pontas das orelhas ou a extremidade do septo nasal. Cães com pelagem branca ou clara, são bastante propensos a queimaduras solares.
Um cão com queimaduras mostra sinais de pele avermelhada, que descasca e empola. O resultado é uma pele dolorida. Da mesma forma que em pessoas, a exposição excessiva ao sol também pode causar câncer de pele em cães.
O que fazer
Proteja seu cão, limitando o tempo que ele fica exposto ao sol, usando óxido de zinco ao redor do focinho ou aplicando protetor solar (não deixe ele lamber o protetor). Há protetores solares para cães, disponíveis em lojas de animais.
Para reduzir a dor de queimaduras solares, umedeça a área afetada com um frasco d##água. A água fria aliviará o desconforto. Compressas frias são outra forma de aliviar a dor. Umedeça uma toalha pequena e a coloque sobre a área afetada. Molhe a toalha quando ela começar a ficar morna.
Quando ir ao veterinário
Normalmente, uma queimadura solar não exige uma consulta com o veterinário. Entretanto, se a pele estiver com fissuras ou o cão sentir muita dor, é aconselhável.